Apliquei neste projeto os meus conhecimentos em Design Biofílico, Design Therapy e Neuroarquitetura, para que os usuários vivam com muito mais saúde e bem estar. Sempre projeto pensando, além da beleza, da ergonomia, funcionalidade, durabilidade, e custo/benefício, projeto pensando na saúde dos usuários dos ambientes construídos, quais os impactos ambientais que esta obra provocará, quais os impactos que estes ambientes causarão aos usuários. A ideia é que a energia e a saúde do ambiente sejam as melhores.

Trago esta reflexão no meu coração:
“Não existe moradia neutra. Ou a sua moradia está promovendo saúde ou ela está promovendo enfermidade.”
“Mudanças no espaço modificam nosso cérebro, portanto, mudanças no espaço modificam o nosso comportamento.”
Fonte: HBC Healthy Building Certificate

No desenvolvimento do projeto, me utilizei de alguns princípios básicos da Neuroarquitetura, procurando proporcionar mais saúde e bem estar aos clientes.
A Neuroarquitetura vem para trazer todos os insights que a Neurocência nos dá sobre o cérebro, sobre o comportamento humano, para aplicarmos na arquitetura e no design. Para entendermos que o ambiente construído impacta no ser humano, não só no bem estar e sensações, mas também, no nosso comportamento.
O ambiente ao nosso redor não é o único fator que influencia no nosso comportamento, mas é muito relevante.
Estudos da Neurociência nos mostram que um ambiente com estímulos visuais, auditivos e/ou olfativos, que remetam ao ambiente natural, impacta positivamente na saúde e no comportamento do usuário do local. Gerando efeitos a curto e a longo prazo.
O ser humano é “programado” para viver em ambientes ricos sensorialmente. E, partindo desta premissa, no desenvolvimento deste projeto busquei a utilização de materiais naturais, como a madeira, fibras e a vegetação. Preservei as grandes aberturas que permitem que a luz natural integre o ambiente e, utilizei lâmpadas com temperatura de cor 2700k e 3000k, desta forma, ao entardecer as luzes artificiais proporcionarão o relaxamento necessário ao anoitecer.

Estou certa de que toda esta composição proporcionou ao conjunto dos ambientes, claridade, sobriedade e elegância.

Finalizando, minha proposta neste projeto foi priorizar saúde e bem estar aos usuários. Saúde quando na especificação dos móveis e materiais de acabamento, sendo priorizando produtos com menos impacto ambiental e menos poluentes, no sentido de liberação de gases tóxicos no ambiente aplicado. E, bem estar, priorizando o conforto, a funcionalidade e o gosto da cliente por cores claras e linhas retas.