Atualmente, diante do processo de globalização e o contexto da tecnologia e da inteligência artificial, tem sido registrado um forte crescimento das pesquisas da neurociência aplicada a diversos ramos do conhecimento.

Desta forma, a neurociência também se associa à arquitetura quando a preocupação passa a ser o bem-estar, o conforto e a qualidade de vida do humano no estar e no desenvolver as suas atividades em seu ambiente residencial.

Assim sendo, a Neuroarquitetura preocupa-se em entender e conhecer as reações registradas no cérebro a partir de ativações de regiões que representam sentimentos e sensações. 

 

Princípios da Gestalt na Arquitetura

A Gestalt é a teoria da forma e seu foco é o estudo da percepção. Ela nos mostra que o inteiro é interpretado de maneira diferente do que a soma de suas partes, ou seja, que a percepção do todo é maior que a percepção da soma de suas partes.

Os princípios da Gestalt – unidade, segregação, unificação, fechamento, continuidade, proximidade, semelhança e pregnância da forma – são usados, diariamente, em tarefas simples do dia a dia, como a organização de um armário, de uma mesa ou de um documento, por exemplo. Na arquitetura, é mais fácil projetar com harmonia e equilíbrio aplicando estes princípios, vejamos alguns deles.

Projeto executado em Balneário Camboriú-SC.

A unidade é todo elemento possível de ser compreendido como um só e isolado daquilo que o cerca, mesmo que ele seja composto de várias outras partes.

A proximidade/semelhança ocorre quando elementos próximos se agrupam harmoniosamente, de forma que nosso cérebro produza a sensação de unidade. Quando a proximidade e a semelhança estão presentes, o cérebro tende a unificar as formas dando a sensação visual de unidade à composição. Na semelhança o nosso cérebro tende a agrupar em uma única unidade, elementos semelhantes em cor e forma. Então, este princípio ocorre quando unificamos as partes de um todo pela semelhança de cor e forma.

A Continuidade, se apresenta para que os elementos pareçam ininterruptos, constantes em uma direção específica, nossa percepção segue uma tendência de conectar estes elementos. Ou seja, quando elementos visuais consentem continuidade de uma direção, tendem a serem reunidos em nossa percepção.

Fechamento/Preenchimento está relacionado aos elementos que ao se observar figuras não terminadas, há uma tendência a completá-las, ocupando os espaços não preenchidos. O Fechamento é o princípio da Gestalt que faz com que nosso cérebro produza a sensação de fechamento visual. É quando ocorre a união dos elementos agrupados e eles parecem se completar. É a sensação de fechamento pela forma.

 

Impacto do Ambiente no Comportamento Humano

É de conhecimento comum que o cérebro humano comanda as atividades e comportamentos das pessoas, assim como é de conhecimento que dependendo do ambiente em que se está, as sensações e sentimentos podem ser os mais variados e desta forma, pode-se utilizar estes elementos como suporte para a projeção e criação de espaços, bem como de materiais ou edificações a serem executados e desta forma se está integrando a ideia do ambiente arquitetônico com o ambiente do desenvolvimento das tarefas, de acordo com as capacidades, habilidades e limitações humanas o que inclui características como percepção, compreensão e interação com o espaço.

Projeto executado na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú-SC.

 

Projetos Residenciais com Foco no Bem-Estar

A Neuroarquitetura nos traz muitas novas possibilidades para melhor projetar ambientes sensoriais e saudáveis, mas ainda temos o desafio de encontrar soluções que atendam pessoas distintas que vivem no mesmo espaço construído.

Através da Neuroarquitetura é possível desenvolver projetos que considerem os impactos que os ambientes vão provocar nas pessoas e, usar isto de forma positiva. Quando falamos em projetos residenciais, entendemos que o espaço casa deva ser sentido como um espaço lar. Entendendo o porquê das emoções e pensamentos desencadeados como resposta ao ambiente construído, o ato projetual terá o foco específico nas pessoas que habitam aquele espaço residencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *